A Associação de Cultura e Desporto da Brandoa, conhecida como ABCD da Brandoa é uma instituição particular de solidariedade civil. Foi fundada em fevereiro de 1987 na freguesia da Brandoa, com o objetivo de criar um espaço onde as pessoas pudessem reunir-se e fazer da associação uma rede social de apoio. Desde então, a ABCD da Brandoa tem oferecido atividades culturais e desportivas para jovens e adultos, como teatro, xadrez, atletismo, karaté, andebol feminino e futsal. Inicialmente, a associação desenvolvia as suas atividades numa antiga escola pré-fabricada, mas desde 2006, encontra-se instalada no Fórum Luís de Camões, num espaço mais pequeno, mas mais adequado.
Com o tempo, a ABCD da Brandoa começou a oferecer serviços de apoio à infância, primeiro através de um ATL para crianças e depois com a abertura de um jardim de infância, o que permitiu a alteração do seu vínculo jurídico de Associação para IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). A mudança para o Fórum Luís de Camões em 2006 permitiu à associação oferecer atividades pré-escolares para 50 crianças, além de apoio pedagógico e alimentar. Em seguida, a ABCD da Brandoa foi convidada pela Câmara Municipal da Amadora para administrar o projeto “Aprender e Brincar” nas escolas EB1/JI da Brandoa, Sacadura Cabral e Brito Pais do Casal da Mira, o que levou ao aumento de postos de trabalho na associação.
Graças ao sucesso da ABCD da Brandoa na área da educação, em 2012 foi-lhe proposta a gestão de uma creche e, posteriormente, a criação de um espaço para estudantes do 5º ao 9º ano na Escola Sophia de Mello Bryner Andresen, disponibilizado pelo Agrupamento de Escolas Fernando Namora. A associação tem sido um exemplo positivo de referência para todos os seus parceiros na área da educação, incluindo para Câmara Municipal da Amadora.
Morada:
Fórum Luís de Camões Sala 9
Rua Luís Vaz de Camões
Encosta do Sol
2650-197 Amadora
Horário de atendimento:
09h às 13h e das
14h às 19h
ESTATUTOS: ASSOCIAÇÃO DE CULTURA E DESPORTO DA BRANDOA | IPSS – Registada em 9 de Abril de 2001, sob o número 145/01 | Publicado no Diário da Republica em 5 de Fevereiro de 2002, número 30 da III Série.